Já alguma vez se questionou como é formado o seu cabelo, ou como cuidar dele da melhor forma? Bem, o cuidado capilar adequado é determinado pela porosidade. O que é isso? É o ângulo em que as cutículas estão subidas; o nível de afastamento do córtex capilar. As próprias cutículas revestem a estrutura externa do cabelo, que é a primeira parte e a mais exterior dos fios de cabelo. As funções das cutículas são: proteger contra os fatores externos agressivos, manter o nível adequado de humidade no cabelo, conferindo suavidade e brilho.

Descubra o seu tipo de porosidade capilar e que cosméticos deve usar para cuidar do seu cabelo.

A Porosidade do Seu Cabelo É… Descubra!

Todos os cabeleireiros e mulheres apaixonadas por cabelos distinguem três tipos básicos de porosidade capilar: baixa, média e elevada. É possível definir a porosidade olhando apenas para as cutículas ou realizando um teste (este tema será desenvolvido mais à frente). Vamos começar com a porosidade baixa. As cutículas deste tipo de cabelo estão firmemente unidas. Portanto, os fios são lisos e refletem bem a luz. Além disso, são difíceis de atar e encaracolar. É também muito moroso fornecer as substâncias nutritivas a este tipo de cabelo, os fios são resistentes aos danos e ficam facilmente achatados na raiz. O cabelo com porosidade elevada é exatamente o oposto do cabelo com porosidade baixa. Quais são as suas características típicas? Em primeiro lugar, é muito mais fácil de lavar e secar. Além disso, é mais fácil de ficar desidratado e, consequentemente, frisado. As colorações e os cosméticos penetram facilmente na haste do cabelo devido às cutículas subidas. E quanto à porosidade média? É um cabelo difícil de definir com precisão. Tem as características de um cabelo muito poroso (pontas) e pouco poroso (raízes).

Como Cuidar de um Cabelo com Várias Porosidades?

Cabelo com porosidade elevada

A melhor opção é tratar com emolientes, humectantes, condicionadores e soluções de enxaguamento com vinagre. Aplique óleos polinsaturados, as suas moléculas grandes penetram nas cutículas muito subidas do cabelo. Os óleos incluem: óleo de semente de framboesa, óleo de cártamo, óleo de semente de morango, óleo de linhaça, óleo de semente de melancia, óleo de semente de maçã e óleo de rosa mosqueta. Durante o tratamento, utilize também aloe vera e glicerina. Contudo, não utilize estas substâncias com regularidade, uma vez que o efeito secundário do excesso de dosagem é o frizz e a eletricidade estática. Outra solução ótima é a aplicação de diversos condicionadores, tanto leave-in como do tipo que deve ser enxaguado. De vez em quando, utilize soluções de enxaguamento com vinagre, visto que ajudam a fechar as cutículas do cabelo.

Cabelo como porosidade baixa

É o mais fácil de cuidar. O mais importante de tudo é não se esquecer de utilizar produtos que contenham proteínas. Estas substâncias podem pesar no cabelo e deixá-lo oleoso. Em vez disso, experimente os condicionadores herbais; de preferência produtos com emolientes na sua composição. Além disso, aplique óleos saturados e manteigas cosméticas. Ficará surpreendida com a forma como o óleo de coco, óleo de palma, óleo de babaçu e manteiga de karité, manga e cacau podem transformar o seu cabelo.

Cabelo com porosidade média

Os condicionadores proteicos são uma boa solução, neste caso. A cada poucas semanas, esfregue ou lave o cabelo com leite e gema de ovo. Além disso, utilize óleos monoinsaturados como óleo de avelã, óleo de semente de papaia, óleo de semente de ameixa, óleo de semente de cereja, óleo de semente de damasco, óleo de semente de pêssego, óleo de amêndoa doce, óleo de abacate, óleo de macadâmia ou azeite. Evite utilizar produtos que aumentem ainda mais o nível de abertura das cutículas. Por outro lado, não existe qualquer contraindicação à aplicação de produtos com características que fecham as cutículas.

Faça o Teste da Porosidade Capilar

Não se preocupe, este é o único teste que não será avaliado por outra pessoa. Tente responder às perguntas abaixo. Graças a isso, poderá definir o nível de porosidade do seu cabelo e escolher o melhor método para cuidar do seu cabelo. Em três, dois, um… Agora!

LAVAGEM DO CABELO
  1. O seu cabelo seca lenta ou rapidamente?
  2. O seu cabelo é difícil de molhar?
  3. Quando é que o seu cabelo tem um aspeto melhor: logo após a lavagem, poucas horas após a lavagem ou imediatamente antes da lavagem?
  4. Tem problemas para lava o cabelo com rigor? Se sim, que produtos utiliza para conseguir fazê-lo?
ESTILIZAÇÃO CAPILAR
  1. O seu cabelo demora muito tempo a atingir o seu estado anterior se o pentear do outro lado da cabeça?
  2. O seu cabelo é maleável e fica facilmente deformado depois de retirar um elástico de cabelo ou desfazer uma trança?
  3. O seu cabelo fica volumoso depois de o pentear? Talvez fique sem volume nenhum?
ASPETO DO SEU CABELO
  1. O seu cabelo tem um brilho natural e saudável?
  2. Prefere usar o cabelo atado ou andar com ele solto?
  3. Qual a sensação que tem quanto toca nas pontas?
  4. Com que frequência pinta, alisa ou seca o cabelo com secador?
  5. Que cosméticos não são úteis para o seu cabelo/pioram a sua condição?
  6. O seu cuidado capilar é intensivo ou relativamente moderado?

Como pode ver, para facilitar-lhe a tarefa, o Teste da Porosidade Capilar encontra-se dividido em três partes. As secções LAVAGEM DO CABELO, ESTILIZAÇÃO CAPILAR e ASPETO DO SEU CABELO incluem perguntas que permitem-lhe definir rápida e precisamente se o seu cabelo tem cabelo com porosidade baixa, média ou elevada.

Se não achar este teste suficientemente eficaz, pode encontrar na Internet outras ideias para a ajudar a definir a porosidade capilar. Poderá encontrar o Método do Toque e da Visão, bem como o Método da Farinha e do Óleo de Coco. O primeiro método depende da observação do comportamento do seu cabelo numa base diária. Para esclarecer, observe o estado dos seus fios logo após a sua lavagem, confira se são fáceis de modelar ou não, e como reagem a diferentes condições atmosféricas. O quanto ao Método da Farinha e do Óleo de Coco? Polvilhe o cabelo com farinha ou aplique óleo de coco. Se o cabelo ficar seco e frisado, pode considerar que tem porosidade elevada.

Já sabe qual a porosidade do seu cabelo?