Se não faz ideia de como cuidar do seu cabelo, siga os conselhos das bloggers, cabeleireiros e aficionadas por cabelo, que já têm muita experiência. Todas elas concordam que, a melhor maneira de melhorar a condição do cabelo é o tratamento capilar com óleo. É um método comum de cuidado do couro cabeludo com origem na Índia. Basta olharmos para o cabelo das mulheres hindu para sabermos que os seus cuidados capilares são dos melhores que há.
Portanto, não existe outra linha orientadora a seguir que não a de começar a realizar o tratamento capilar com óleo.
Com Que Frequência Deve Ser Feito o Tratamento Capilar com Óleo Para Que Este Funcione?
Infelizmente, esta pergunta não tem uma resposta simples. A frequência da aplicação depende do estado do cabelo. Se utilizou produtos clareadores, tintas ou se usa muitas vezes o secador, então deve fazer o tratamento capilar com óleo pelo menos duas vezes por semana, antes de lavar o cabelo com champô. Por outro lado, se o seu cabelo não está muito danificado, basta fazer o tratamento semana sim, semana não. Não se esqueça, no entanto, de não saltar nenhuma sessão.
Quando Não Sabe Que Óleo Escolher
Em primeiro lugar, não se preocupe! Não é a única a ter este tipo de problema. Muitas mulheres também não sabem que óleo escolher. E este é, realmente, um ponto muito importante. Ao aplicar os óleos apropriados, está a cuidar do couro cabeludo e o cabelo irá ficar definitivamente melhor. Basicamente, pode encontrar em blogs sobre cosmética inúmeras dicas que vão ajudá-la a comprar um óleo capilar. É extremamente importante que se lembre de escolher um óleo adequado para a sua porosidade capilar: baixa, média ou elevada. Neste ponto, leve em conta o conteúdo em Ácidos Gordos Essenciais (AGE). Se é a primeira vez que vai fazer o tratamento com óleo, sugere-se que experimente óleos que já tem em casa, ou alguma das misturas de óleos disponível nas lojas.
LEMBRE-SE: O tratamento capilar com óleo não oferece quaisquer resultados se utilizar produtos capilares com silicones. Este tipo de cosméticos realmente funcionam, mas apenas à superfície.
Três Gotas Ou Duas Colheres de Chá? Quanto Óleo Deve Aplicar no Cabelo?
Depende. A quantidade de óleo anda a par com o comprimento, densidade, nível de danos e porosidade do cabelo. A consistência de um produto é também de grande importância, assim como a facilidade, ou não, para ser removido. Na verdade, o que difere o tratamento capilar com óleo difere do cuidado capilar normal é a dosagem do óleo utilizada. O objetivo do tratamento é fornecer resultados imediatos, e a grande quantidade de óleo torna isso possível e até mesmo assegurado. Tenha em mente que a grande quantidade de óleo aplicado no cabelo influencia o tempo dedicado à sua remoção. Os champôs, por seu lado, contêm SLS que desidratam o cabelo e podem contribuir para as irritações no couro cabeludo. Resultado? O tratamento capilar com óleo não oferece quaisquer resultados positivos.
Já Comprou o Melhor Cosmético. O que é o Tratamento Capilar com Óleo?
Existem várias maneiras de realizar o tratamento capilar com óleo. Provavelmente, irá encontrar o mais adequado por tentativa e erro. O tratamento capilar com óleo pode ser aplicado antes ou depois da lavagem com champô. Misture uma porção do óleo com três porções de um condicionador e deixe repousar em cabelo húmido durante aproximadamente meia hora. Lave o cabelo em seguida. Quais as maneiras para aplicar o tratamento capilar com óleo? Estas são as mais populares:
- esfregar algumas gotas de um óleo nas pontas logo após a lavagem com champô
- colocar um óleo em cabelo húmido e massajar
- misturar algumas gotas de um óleo com um champô e lavar o cabelo com ele
- adicionar um óleo a uma máscara capilar ou condicionador
Funciona ou Não? Efeitos do Tratamento Capilar com Óleo.
Qual o melhor indicador de que o óleo capilar que utilizou cumpriu o seu propósito? Fácil! O cabelo fica simplesmente mais bonito do que antes do tratamento. No entanto, se não notar quaisquer melhorias, escolha um óleo melhor, que contenham substâncias diferentes mas que inclua AGE. Se não sentir quaisquer melhorias, o mais provável é que não tenha escolhido o óleo adequado para as necessidades do seu cabelo. Lembre-se: cuide do cabelo com porosidade elevada com óleos polinsaturados, o cabelo pouco poroso com ácidos saturados e o cabelo com porosidade média com óleos monoinsaturados.
Pode Aplicar um Óleo Capilar no Couro Cabeludo? Como Fazê-lo?
Pode, obviamente. Como é óbvio, nem todos os óleos capilares são bons para cuidar do couro cabeludo. No entanto, alguns deles podem ser aplicados livremente. É importante que tome algumas precauções quando colocar um óleo na sua cabeça. Se seguir as instruções listadas abaixo, irá seguramente obter resultados positivos. Vamos começar!
- Faça primeiro o teste da alergia. Esfregue uma gota de um óleo na pele por trás da orelha e veja se, 24 horas depois, deteta alguma irritação. Se não tem a pele vermelha, sensível, com comichão e se a epiderme não está a esfoliar, então pode usar o óleo livremente. Este tipo de teste é recomendado especialmente quando utilizar óleos hindus.
- Lave bem a cabeça. Ainda pode ter no cabelo resíduos de sebo, impurezas, caspa e células mortas da pele. Deite um spray hidratante no cabelo se desejar acelerar a absorção.
- Penteie o cabelo. Faça-o delicadamente, para evitar que fique emaranhado.
- Divida o cabelo em secções e aplique algumas gotas de óleo diretamente no couro cabeludo. Para o fazer, utilize um dos seguintes acessórios: uma pipeta, uma escova de cabelo ou os seus dedos.
- Massaje o cabelo. Assim poderá distribuir o óleo uniformemente, melhorar a circulação sanguínea e relaxar. No entanto, tenha cuidado para que o cabelo não fique emaranhado.
- Se desejar, pode colocar uma touca, um toalha ou um gorro quente. Desta forma, irá melhorar a ação do óleo.
- Deixe o óleo atuar durante algumas horas. Em seguida, lave a cabeça com um condicionador e depois com um champô delicado.